Volta às aulas, não às doenças de pele! Conheça as principais doenças dermatológicas em crianças
O retorno às aulas – seja agora na pandemia ou antes – demanda alguns cuidados adicionais com as crianças. Isso porque é muito comum a transmissão de doenças da pele e cabelos entre as crianças.
Quais são essas doenças da pele e o que fazer?
• Piolho (pediculose): quem nunca pegou piolho na escola?
Mas, para evitar a contaminação, oriente seu filho a não compartilhar pentes, escovas, toalhas e acessórios de cabelo. Além disso, as crianças não devem ir à escola com os cabelos soltos (se forem compridos).
• Impetigo: se manifesta por crostas amareladas na pele, geralmente em torno dos narinas e bocas, comumente surgindo pós quadro gripal.
• Molusco contagioso: infecção viral contagiosa que causa pequenas pápulas (erupções), com depressão central, da cor da pele, assintomáticas.
• Micoses: infecções cutâneas, muito comuns em áreas de dobras, por ser um local úmido e quente. Por isso a importância de manter o local seco e arejado. Manifestam-se com lesões eritemato-escamativas, com coceira intensa no local.
Ao perceber alterações na pele da criança, busque orientação de um médico para que ele indique o tratamento mais adequado.