(21) 2613-6340     (21) 96488-4241     sbdfluminense@uol.com.br
   

Veja como foi o DermaBúzios

DermaBúzios reuniu programação científica de qualidade em cenário paradisíaco da mais badalada cidade do litoral do Rio

O litoral fluminense é uma preciosidade. Neste contexto, Búzios é uma das cidades que guardam as mais belas paisagens da região, além de várias opções de lazer. Foi nesse cenário que as regionais Rio de Janeiro e Fluminense da Sociedade Brasileira de Dermatologia escolheram organizar um dos eventos científicos deste ano, o DermaBúzios, realizado neste sábado, 16, no Hotel Atlântico.

Uma manhã de sol e temperatura agradável recebeu os mais de 150 participantes que chegavam aos poucos, a partir das 8 da manhã, e preenchiam os lugares no centro de convenções. O primeiro bloco, que tratou de temas relacionados à área da cosmiatria, começou com as palestras de Daniel Coimbra. O colega expôs nos telões variadas fotos de celebridades, que serviram como exemplos para que apresentasse seus conhecimentos a respeito do tratamento do terço inferior da face, ressaltando a importância do mento e da definição do contorno mandibular, e técnicas de preenchimento nasal.

A cosmiatria é uma área da dermatologia em constante atualização e, nesse intuito, Sergio Talarico comentou as mudanças que percebeu ao longo dos anos em sua experiência clínica. O colega mostrou à plateia como antigos procedimentos ainda podem ser utilizados com bastante eficácia, sem deixar de dar atenção às novas tecnologias e descobertas, elucidando o tema procedimentos combinados aplicados ao fotoenvelhecimento. O bloco da manhã contou ainda com as palestras de Fabiana Wanick e Marcio Serra, que despertou muitas discussões ao apresentar controvérsias em preenchimento.

DSC_2140Ainda pela manhã foi apresentado o segundo bloco temático, cirurgia de consultório. Foram 6 palestras, que abordaram de criocirurgia a drug delivery. Joaquim Mesquita, apresentado por Flávio Luz, presidente da SBDRJ, como um dos mais importantes nomes da cirurgia dermatológica no Brasil, foi um dos palestrantes do bloco. Sua aula mostrou os vários procedimentos que podem ser aplicados no tratamento da cicatriz de acne. Segundo ele, “um bom cirurgião deve saber todos”.

“É um prazer estar aqui no DermaBúzios, num dia lindo, para falar sobre os avanços mais modernos no tratamento de cicatriz de acne. Principalmente porque amanhã vai ser um dia maravilhoso e nós vamos poder aproveitar a praia”, comentou Joaquim.

Após o almoço, os participantes retornaram para assistir à segunda parte do DermaBúzios, que teve mais dois blocos: “Clínica do Dia a Dia” e “Tecnologias”. Logo na primeira palestra, Fabiano Leal conduziu a aula “Qual o seu diagnóstico?”, exibindo à plateia diversas lesões, algumas bastante exuberantes, para que os participantes propusessem o diagnóstico.

As aulas foram imperdíveis. Quem não veio, perdeu a aula do Sergio Palma, do Flávio Luz, aulas de gente fantástica!”, comentou Fabiano, acrescentando que o próximo encontro, o 3o TeraRio, também promete ser um sucesso.

Neste mesmo bloco, o vice-presidente eleito da SBD nacional, Sergio Palma (PE), palestrou sobre as indicações de vitamina D e a interface da dermatologia com outras especialidades. O assunto, como era de se esperar, motivou um intenso debate entre os presentes. O colega Sergio Talarico (SP), ao microfone, brincou sugerindo que fosse feito um bolão entre os presentes sobre quando sairão novas indicações para as doses de vitamina D. O tema, tão controverso, foi o centro das discussões até a pausa para o coffee.

O último bloco, sobre tecnologias, trouxe aulas focadas na vivência prática dos experientes colegas Marcio Serra, Sergio Talarico e Stephanie Biot. Foram apresentadas as vantagens e desvantagens das principais tecnologias disponíveis no mercado, resultados de tratamento de gordura corporal pela criolipólise e ultrassom microfocado.

Ao final do evento, a sensação foi de que o DermaBúzios, uma novidade no calendário de eventos da SBDRJ, foi muito bem recebido pelos participantes.

“O DermaBúzios foi um evento diferente. Acho que nós conseguimos mesclar o despojamento com uma programação científica muito boa. As pessoas estavam com um espírito muito alegre, colaborativas, as discussões foram muito ricas. Acho que vamos ter que repetir!”, concluiu Flávio Luz.

Próximo encontro já tem data e local confirmados

Os dermatologistas do Rio têm, ainda este ano, outra oportunidade de atualização em seu estado. O TeraRio, realizado em conjunto com o Simpósio de Cosmiatria e Laser da SBD nacional, será realizado em novembro na capital. Egon Daxbacher, um dos idealizadores do evento, convidou a todos para mais este grande encontro.

“Será mais um evento de grande porte no Rio de Janeiro. Não temos dúvida de que vai ser um sucesso e nós esperamos vocês lá!”, disse Egon, ao final do DermaBúzios.

X