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SBD realiza ações de combate ao preconceito no Dia Mundial de Conscientização da Psoríase

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Lançada pela SBD a campanha “Um Toque de… Conhecimento, Inspiração e Informação” com a exibição de um documentário de quatro minutos, conta a história de dois pacientes com psoríase que deram seus testemunhos sobre dificuldades e superações para enfrentar a doença, ainda estigmatizada pela sociedade.

O filme que faz parte de uma mobilização nas redes sociais criada para o Dia Nacional de Conscientização da Psoríase (29 de outubro), deve impactar mais de um milhão de pessoas, incluídas a população em geral e profissionais de saúde.

Cerca de 2% da população mundial tem psoríase – uma doença crônica, sistêmica, inflamatória e não contagiosa que afeta principalmente a pele – e sofre com o preconceito causado pela falta de informação.

Com relatos norteados pela emoção, Shirlei Nidia Pereira, de 40 anos de idade, e Alexandre Ultramari, com 72 anos, têm longo histórico de convivência e sofrimento com a doença. A reclusão foi presente durante boa parte de suas vidas e a lembrança dos transtornos causados serve como parâmetro do que cada pessoa que tem a doença precisa passar.

“Queremos mostrar que o paciente com psoríase merece ser tratado com igualdade por todos. No documentário, buscamos valorizá-lo e frisar a importância da realização do atendimento por um médico dermatologista. Esperamos sensibilizar todos com a história de vida de cada uma dessas pessoas”, afirma o presidente da SBD, Gabriel Gontijo.

A ação é um desdobramento da “Declaração dos Direitos da Pele”, documento recém-proposto pela instituição que orienta sobre os direitos e deveres para uma pele saudável e a valorização do médico dermatologista associado à SBD.

Fonte: SBD

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