Proteção Solar na infância agora é lei em São Paulo, com apoio da SBD
Boa notícia para a saúde de nossas crianças. A Câmara Municipal da cidade de São Paulo aprovou em primeira instância, na última quarta-feira, dia 05 de junho, a lei 15.792, que oficializa a Semana de Educação à Exposição Solar Infantil Preventiva ao Câncer. A ação educativa será realizada anualmente na última semana de setembro. Para isso, as escolas públicas e particulares da cidade deverão incluir em seu calendário de atividades a Semana da Prevenção.
O projeto de lei foi apresentado em março pelo vereador Gilson Barreto (PSDB), com apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia. A ação prevê medidas que irão reforçar e ampliar a campanha “Sol Amigo da Infância”, realizada pela SBD e pela SBD-Regional São Paulo.
“Acreditamos que este seja um marco na luta da SBD contra o câncer de pele no Brasil, uma vez que só a educação pode mudar comportamentos, e isto é melhor alcançado quando começa na infância”, afirma o Dr. Paulo Criado, presidente da SBD-Resp, entidade responsável pelo início da campanha. “A criação desta semana no calendário oficial do Município de São Paulo permite mais visibilidade junto à mídia, aos educadores e à população em geral. É um grande passo para uma legislação Estadual e Federal no futuro, uma vez que o que ocorre na cidade de São Paulo pode repercutir em todo o Brasil”, completa ele. A ação também fortalece a imagem do Dermatologista como o médico compromissado com a saúde das pessoas e da família brasileira e cumpre uma finalidade social da SBD.
A campanha Sol, amigo da Infância” é um projeto de ação social, educativo e preventivo, que visa educar crianças em idade escolar, especialmente do Ensino Fundamental I, sobre os riscos da exposição solar inadequada e os hábitos saudáveis de proteção no dia a dia.
Para realizar o projeto, a SBD contou com o apoio do cartunista Maurício de Sousa, que desenvolveu o gibi A PELE E O SOL com a TURMA DA MÔNICA, contando uma história conscientiza a criançada sobre a importância da proteção solar, ensinando sobre a fisiologia da pele e como ela é atingida pela exposição em excesso, além de orientações sobre como se proteger, o melhor horário para se expor ao sol, entre outras informações. Tudo foi criado de forma divertida e lúdica. A campanha também dispõe de um kit para educadores, com sugestão de aulas e atividades sobre fotoproteção. Está prevista também a criação de um portal do programa, com informações técnicas para a população e para educadores, e a produção de vídeos educativos.
AÇÃO SOCIAL
Para a SBD Nacional, a campanha “Sol, amigo da Infância” é uma ação social de extrema relevância. “Ao orientarmos crianças, jovens e educadores sobre como proteger a pele dos raios solares, podemos minimizar a ocorrência de câncer da pele”, afirma a Dra. Denise Steiner, Presidente da SBD. “Afinal, a exposição solar desprotegida na infância e adolescência é um dos principais fatores para o desenvolvimento da doença na vida adulta e na terceira idade”.
Atualmente, SBD Nacional e SBD-Resp estudam quais serão as próximas estratégias de ação. “A SBD-RESP coordenará as ações em SP, e a SBD Nacional as replicará nos demais estados do Brasil. Já produzimos 10 mil kits para os educadores, e uma nova tiragem dos gibis, de um milhão de exemplares”, conta Dra. Denise.
Para a presidente, a campanha é uma estratégia importante para conseguir maior aproximação com grupos da população nem sempre assistidos por esse tipo de iniciativa. “É mais uma forma de valorizar a SBD em âmbito nacional”, declara.
Os associados da SBD também podem participar da campanha, pois muitos locais precisarão de voluntários para ministrar palestras em escolas. “Essas atitudes aproximam o médico da sua comunidade, além de ser uma ação que retorna como satisfação pessoal em fazer o bem”, acredita o Dr. Paulo Criado. ”Outra forma de participação no projeto é a aproximação com parlamentares de seus municípios e Estados, para propor ações semelhantes”, finaliza o presidente da SBD-RESP. Dermatologistas, mãos à obra!