(21) 2613-6340     (21) 96488-4241     sbdfluminense@uol.com.br
   

Proteção até no inverno

Inverno é época de aposentar os shorts, camisetas, vestidos de alça, sandálias rasteiras e o protetor solar, certo? Não. Os consultores de moda até concordam com o descanso para as roupinhas de verão , mas os dermatologistas são unânimes em relação à importância do uso do protetor, mesmo em dias frios e cinzentos.

Se está de dia, tem sol, não importa se é verão ou inverno.

– No verão , a radiação é mais forte. Mas ainda que esteja chovendo, os raios UVA e UVB incidirão – esclarece a dermatologista Karla Assed.

A dermatologista Roberta Bibas explica:” Os raios UVA provocam manchas e envelhecimento, e os UVB, câncer de pele. A proteção tem que ser o ano todo”.

A falta de uso do protetor solar acabou provocando uma ceratose, lesão ocasionada pelos raios solares, na vendedora Priscila Rodrigues.

– Fiquei um pouco assustada quando recebi o diagnóstico. Fora da praia, costumava usar filtro solar só no rosto, mas, agora, não saio de casa sem passar, no mínimo, fator 30 no corpo todo – conta Priscila.

De acordo com Karla Assed, a ceratose tem que ser removida cirurgicamente ou por meio de medicação quimioterápica e laser, por pelo menos duas sessóes para evitar que evolua para um câncer.

Roberta Bibas lembra que há alternativas para quem não gosta do cheiro ou da textura do protetor solar:

– Uma boa opção é o hidratante com fator de proteção , que cumpre dupla função , já que, no inverno, a pele fica bastante ressecada.

Fonte: O Globo

X