(21) 2613-6340     (21) 96488-4241     sbdfluminense@uol.com.br
   

PL inclui prevenção ao câncer da pele como atividade obrigatória nas escolas de SP

O vereador de São Paulo Gilson Barreto (PSDB) apresentou no dia 18/03 o projeto de lei 112/2013, que estabelece o programa “Prevenção ao Câncer de Pele – Sol Amigo da Infância” como atividade extracurricular obrigatória no ensino de educação infantil e fundamental I e II nas escolas da rede pública e particular.

“Reduzindo a exposição solar infantil, podemos diminuir o risco de desenvolvimento do câncer de pele nos adultos”, informa a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) – Regional do Estado de São Paulo, em texto de apoio à iniciativa do parlamentar. Segundo a sociedade, uma pesquisa realizada no sul da França concluiu que 50% de um universo de crianças de 3 a 12 anos passaram mais de seis horas do dia em ambiente exposto à luz, e 90% delas sofreram uma queimadura solar.

A campanha “Sol Amigo da Infância” é promovida pela SBD e orienta famílias sobre a exposição aos raios solares. De acordo com o projeto de lei, dermatologistas credenciados pela Associação Médica Brasileira capacitarão os professores sobre o conteúdo adequado para as crianças e adolescentes.

OUTRO PROJETO

Este mês, Barreto apresentou um outro projeto que reforça essa campanha. O PL 100/13 institui no calendário oficial de São Paulo uma semana educativa contra a exposição solar prolongada na infância. “Essas campanhas formarão, desde cedo, pessoas cientes dos riscos de uma exposição exagerada e sem proteção”, afirma o vereador.

FONTE: Pauta Social

X