O que você precisa saber sobre REDES SOCIAIS
As redes sociais podem ajudar a melhorar a relação médico – paciente de uma maneira fácil, rápida e prática. Mas, será que você está fazendo isso da maneira correta?
Lançado pelo CFM em novembro de 2018, o novo Código de Ética Médica (CEM) delimita os conteúdos que os médicos podem postar nas redes, tendo a preocupação de zelar pela ética.
A missão do médico nas redes é educar e informar, através de conteúdos de qualidade e de fácil compreensão, que auxiliem os pacientes, conscientizando e esclarecendo dúvidas.
Por isso, é imprescindível que os médicos tenham conhecimento do que podem ou não postar nas redes:
Pode:
- Publicar posts de participações em congressos e cursos;
- Postar os procedimentos (reconhecidos cientificamente e relacionados à especialidade) que realiza;
- Publicar orientações sobre doenças.
Não pode
- Publicar fotos de pacientes e “antes e depois”;
- Imagens de pessoas famosas em posts ligados à clínica ou ao consultório;
- Fazer promessa de resultados e autopromoção, postando que “todos os pacientes estão satisfeitos”.
*Importante sinalizar que todos os anúncios devem conter, obrigatoriamente, os seguintes dados: nome do profissional, especialidade, número da inscrição no CRM e de registro de qualificação de especialista (RQE), se o possuir.
Saiba +
- Acesse o Guia de Boas Práticas nas Redes Sociais, publicado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), na área restrita do site;
- Leia aqui mais sobre o assunto;
- Faça o download do Manual de Publicidade Médica, do CFM;
- Faça o download do Código de Ética Médica.