O que é Rosácea?
A Rosácea é uma doença crônica de pele. Caracteriza-se pela vermelhidão das áreas do rosto e é mais comum em mulheres. A princípio, é possível confundi-la com uma queimadura solar, mas logo a vermelhidão se torna persistente e pode produzir pequenas elevações na pele, semelhantes à acne. Por isso também é chamada de acne rosácea.
Além da vermelhidão, a Rosácea também se caracteriza pela secura, irritação e inchaço na área dos olhos e, algumas vezes, pelo alargar e engrossar da pele do nariz. A causa ainda é desconhecida, mas se sabe que surge por uma combinação de fatores como sistema imunológico alterado, reações inflamatórias a microrganismos da pele, lesões por raios ultravioleta e disfunção dos vasos sanguíneos.
Infelizmente é uma doença sem cura, mas com tratamento pode melhorar bastante. E o contrário procede: sem tratamento também pode piorar. Entre as substâncias utilizadas no tratamento estão o metronidazol, o ácido azelaico, peróxido de benzoíla e retinoides tópicos, oximetozolina e brimonidina. O tratamento também pode ser feito com laser ou luz pulsada e antibióticos juntos com alguns cosméticos que agem como complemento, o médico saberá dizer qual é a melhor alternativa para cada caso.
Além dos medicamentos, esta doença exige também a adoção de hábitos simples na rotina que ajudam a combater a sensibilidade da pele. Saiba quais são:
– Use e abuse do protetor solar e da água termal.
– Produtos de maquiagens somente os hipoalergênicos.
– Evite bebidas alcoólicas, exposição excessiva ao sol e banho muito quente.
Fonte: SBDFL