Mancha no rosto: saiba evitar e tratar essa vilã do verão
Elas incomodam e são um dos principais motivos das visitas aos dermatologistas e cirurgiões plásticos: as manchas no rosto. E a incidência cresce ainda mais nesta época do ano, quando a exposição ao sol aumenta e nem todo mundo lembra de proteger corretamente a face. Mais do que um problema estético, as manchas podem até ser sinal de câncer de pele.
Para as manchas benignas — que são a maior parte dos casos — existem tratamentos considerados eficientes e seguros (veja o quadro ao lado). Mas atenção: nenhuma intervenção deve ser feita sem orientação médica. — O mais importante é saber que não adianta cuidar da mancha e se expor ao sol novamente — orienta Márcia Linhares, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
A dermatologista Ana Mósca, também da SBD, lembra que alterações hormonais e uso exagerado de sabonetes inadequados no rosto também mancham a pele, que descolore.
Prevenção
Para prevenir as manchas, a pessoa deve usar protetor solar a cada duas horas, evitar se expor ao sol nas horas de sol forte, procurar a sombra, além de usar chapéu, óculos e guarda-sol de tecido grosso. O protetor solar apenas diminui a quantidade de raios na pele, mas não é um passe livre para pegar sol.
Fonte: Grande FM