Alimentos podem ajudar a prevenir a ação do sol na pele
Alguns alimentos contêm substâncias que previnem queimaduras solares, melhorando a ação do protetor solar e garantindo proteção extra para a pele. Outros ajudam a garantir um bronzeado, complementando a ação do sol. Além disso, algumas comidas devem ser evitadas nos ambientes com sol intenso, como praia e piscina, porque podem provocar queimaduras mais graves quando entram em contato com a pele no sol. Esse foi o tema do Programa Bem Estar, da Rede Globo, do dia 14 deste mês.
Mariana Ferrão e Fernando Rocha receberam no estúdio do programa as dermatologistas Márcia Purceli e Valéria Campos para responder algumas dúvidas.
O sol provoca a liberação de radicais livres, que são moléculas que destroem as células do corpo humano. Os radicais livres surgem nas camadas da pele quando entram em contato com o sol.
Chocolate amargo, morango, cereja, amora, tomate, café e vinho, por exemplo, têm ação antioxidante, que ajudam na proteção.
Por outro lado, o limão, abacaxi, tangerina e coentro contêm um composto que é produzido pelas plantas como uma espécie de defesa contra insetos e alguns animais, e, quando entra em contato com o sol, queima a pele.
Mamão, cenoura, manga, e abóbora têm vitamina A que, quando consumida com frequência, se depõe na pele. Assim, esses alimentos irão ajudar no bronzeamento. A sugestão é ingerir até cinco porções de alimentos deste tipo por dia. Nesta medida, a vitamina A não causa superdosagem e não é prejudicial à pele.
Chá de camomila gelado, azeite e água termal estão entre as opções para remediar a vermelhidão pós-sol. O azeite pode ser passado na pele após o banho para melhorá-la nos dias em que as queimaduras estão maiores.