Abaixo o câncer de pele
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) celebrou no último dia 24 o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele. Para chamar a atenção da importância do exame de prevenção, foi realizado um mutirão de atendimento médico gratuito em postos de saúde em todo o País.
“O número de casos de câncer da pele está aumentando, especialmente porque as pessoas continuam se expondo ao sol sem proteção”, enfatiza a coordenadora do Programa de Controle do Câncer de Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia seção Rio Grande do Sul, Miriam Pargendler Peres.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) continua alertando que a exposição inadequada ao sol causa prejuízos à pele. O câncer de pele é o de maior incidência no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de pele ainda é o tumor que mais atinge brasileiros, com 25% de todos os tumores malignos. Para diminuir os índices e conscientizar a população com relação à prevenção, criou em 1999 o Programa Nacional de Controle do Câncer de Pele (PNCCP). Além da proteção solar, é importante que as pessoas façam uma avaliação clínica da pele e fiquem atentas a alguns sintomas, como um crescimento na pele, uma pinta preta ou castanha que muda sua cor ou cresce de tamanho ou uma mancha ou ferida que não cicatriza. Para mais informações, acesse http://www.sbd.org.br/campanha/cancer.