5 de Fevereiro, Dia do Dermatologista
Dermatologia é a área da Medicina que trata das doenças da pele, do tecido cutâneo, cabelo e unhas. Para se tornar dermatologista, é preciso passar por, basicamente, três etapas: a primeira é a formação em 6 anos de Medicina, a segunda é cursar mais 3 anos de especialização e a última, mas não menos importante, é se submeter a um rigoroso exame anual, aplicado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB).
Para receber o Registro de Qualificação de Especialista (RQE), o profissional deve dar entrada no Conselho Federal de Medicina. Hoje, no Brasil, há cerca de 8.500 dermatólogos registrados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Entre as áreas de atuação estão a Clínica (diagnóstico, tratamento e acompanhamento de enfermidades cutâneas); a Cirúrgica (cirurgias básicas, avançadas e cosméticas); a Cosmiátrica (tratamentos e procedimentos estéticos) etc.
A rotina de um dermatologista passa por atendimentos clínicos e ambulatoriais, pequenos procedimentos cirúrgicos e estéticos que podem ser realizados na própria consulta e até mesmo cirurgias mais complexas que são realizadas em ambiente hospitalar.
A Dermatologia é uma especialidade fascinante e, ao mesmo tempo, árdua. Por isso, hoje parabenizamos e agradecemos a esses profissionais apaixonados que dedicam tantos anos de estudo e atualização em prol de seus pacientes.
Parabéns, Dermatologistas!
Fonte: SBDFL