(21) 2613-6340     (21) 96488-4241     sbdfluminense@uol.com.br
   

SÍNDROME DE RAMSAY-HUNT (HFB)

Autores: Luana Albuquerque Dias de Carvalho, Ademilson Teixeira Caldas, Bianca Ortiz dos Santos, Cassio Dib e Eglio Taranto.

Paciente masculino, 47 anos, transplantado renal, compareceu ao Ambulatório de Dermatologia Geral queixando-se do aparecimento de bolhas na orelha que estavam se espalhando pelo corpo. Referia também febre e mal estar geral. Ao exame, observavam-se lesões pustulosas e crostosas no pavilhão auricular esquerdo. No tronco e na face, apresentava lesões vesiculosas, pustulosas e crostosas. Foi diagnosticado herpes zoster disseminado e, por se tratar de um paciente imunossuprimido, foi solicitada internação hospitalar e iniciado tratamento com aciclovir venoso.

Apesar da melhora clínica das lesões, no 4º dia de internação, o paciente apresentou quadro de parestesia em hemiface esquerda, hipoacusia ipsilateral, disartria e desvio da rima labial para direita. As avaliações da neurologia e da otorrinolaringologia constataram paralisia facil periférica, comprometimento do nervo trigêmeo, e perda auditiva neurosensorial.

Pacientes imunocomprometidos tendem a fazer quadros de herpes-zoster disseminado. Uma rara complicação descrita é a Síndrome de Ramsay Hunt (SRH). Descrita há mais de um século, a SRH é a reativação do vírus varicela-zoster no gânglio geniculado, cursando com a clássica tríade de paralisia facial periférica, otalgia e vesículas em pavilhão auricular. Em 20% dos casos, há também o acometimento do nervo vestíbulo-coclear, levando a sintomas como hipoacusia, zumbidos e vertigem. O tratamento deve ser instituído o mais precocemente possível com antivirais e, apesar de controverso na literatura, a maioria dos autores recomenda o uso de corticóides.

X